EC3 - Estratégia de Conquista e Crescimento pelas Células


“É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mat.28: 18-20)

Conheci à Jesus através de uma reunião familiar na casa de uma vizinha em 1992, eu tinha cerca de 12 anos de idade na ocasião, o ambiente era bem atraente e amigável uma vez que estava na presença de pessoas conhecidas em meu próprio bairro. Na ocasião, a oportunidade de poder estar ali estudando a palavra de Deus e desenvolvendo comunhão, me deixava aberto e receptivo para ouvir, receber e comunicar a palavra de Deus.

Meu crescimento espiritual e chamado se deram em favor de um estudo contínuo e induzido da palavra, e pelo acompanhamento de amigos que sempre me procuravam e acrescentavam mais conhecimento da vida com Deus.

Em minha carreira de vida Cristã e ministerial, pude conhecer em mais de 6 estados Brasileiros e 8 estados Norte Americanos, dezenas de igrejas e ministérios bem sucedidos, vivos e crescentes pelo desenvolvimento daquilo que creio ser o modelo da igreja de Atos. Este modelo consiste em reuniões nos lares e comunhão das famílias. Eu posso chamar isso de células, somos todos parte do corpo de Cristo. São quase 15 anos que ouço sobre a estratégia celular no Brasil e exterior, conheço de perto líderes e contextos de modelos celulares, pude presenciar o crescimento quase que instantâneo de igrejas que iniciaram esta estratégia de células, mas somente pude ver um numero consistente e de qualidade nas igrejas que “Ensinava-os a guardar todas as coisas que Jesus os tinha mandado”.

Este ensinar aqui não envolve somente as reuniões de célula, ou escolas de líderes, mas uma sequência didática de ensino indutivo onde o discípulo aprende toda semana com a célula, mas também com um estudo caseiro o qual ele pode sozinho crescer em um estudo Bíblico. Eu tenho a preocupação de não apenas ir e fazer discípulos, mas os fazer maduros e com um senso critico Cristão bem aguçado. Ou seja reprodução fiel da liderança ao liderado.

Depois de viver cerca de 10 anos nos Estados Unidos, eu e minha esposa regressamos ao Brasil para implantar uma nova igreja no ano de 2009, estivemos mesmo divididos por estratégias como M12, G12, MDA e outros sistemas celulares, procurando definir qual se encaixaria melhor nesta nova igreja local sendo implantada, qual seria a vontade do Pai para o sistema desta nova igreja em Campinas, a Mega Vida Church. Neste processo Deus colocou em meu coração o que chamo de EC3 Estratégia de Conquista e Crescimento pelas Células. Eu chamo de Conquista pois fui pessoalmente impactado pelos exemplos de grandes homens de Deus na palavra que conquistaram territórios para a glória de Deus.

Josué é um homem que muito me inspira, Deus deu à este homem uma estratégia de conquista e sou feliz em compartilhar o primeiro capítulo de seu livro:

“6.Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7.Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”

O EC3 consiste em ESTRATÉGIA vinda de Deus para CONQUISTAR tendo bom ânimo e não se intimando com afrontas, CRESÇENDO e expandindo territórios através das Células de comunhão e estudo. Estratégia de Conquista e Crescimento pelas Células. No modelo de discipulado de 3. Somos também influenciados pelo sistema do MDA ( Modelo de Discipulado Apostólico). Nesta estratégia, uma igreja que inicia apenas 3 células de 3 pessoas, pode crescer em 1 ano para mais de 400 pessoas. Quer saber mais, me envie um e-mail: redentor1@gmail.com

Pr.Eduardo Ribeiro

No Response to "EC3 - Estratégia de Conquista e Crescimento pelas Células"